Inaugurada primeira Estação de Tratamento de Esgoto de Nova Friburgo

Esta é a primeira ETE e terá capacidade para tratar, por mês, aproximadamente 310 milhões de litros de esgoto (30% da cidade)

A primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Nova Friburgo foi inaugurada no fim da tarde de ontem na cidade. Outras cinco devem ser construídas até que 100% dos moradores sejam atendidos pelo serviço.
Esta é a primeira ETE e terá capacidade para tratar, por mês, aproximadamente 310 milhões de litros de esgoto. Vai cobrir 13 bairros e atender cerca de 30% da cidade.
A inauguração no fim da tarde de ontem reuniu autoridades interessadas em melhorar a qualidade de vida em Nova Friburgo. Luiz Firmino, presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), disse que o estado vai apoiar medidas para ampliação do projeto de saneamento da cidade.
Até então, todo esgoto produzido na cidade era jogado diretamente no leito dos rios que cortam a cidade. Situação que foi matando, aos poucos, a biodiversidade existente ali. Em fevereiro de 2009, o Tribunal de Justiça do Estado (TJE) determinou que, no prazo de 15 dias, o projeto de saneamento básico da cidade, que já estava previsto no contrato da empresa com a Prefeitura deveria ter início.
Em abril de 2009, a Concessionária de água e esgoto deu partida ao projeto de saneamento básico de Nova Friburgo. A previsão inicial é de que até 2012, 90% da cidade já esteja com o esgoto tratado.
Para o ambientalista Fernando Cavalcanti, a inauguração da primeira ETE é um marco histórico para Nova Friburgo. Mas para que o rio fique limpo de vez, é importante que a população faça sua parte.

Fonte: In 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.