Empresa paulista quer investir no polo de Quissamã

O incentivo para se transferir é duplo: a garantia de vantagens de infraestrutura e a redução de impostos. ICMS é de apenas 2%

Quissamã - O prestígio do Polo de Confecções de Quissamã vem aumentando a possibilidade de trabalho para mão de obra feminina no município. Neste momento, uma fábrica de São Paulo, que trabalha com a confecção de moda praia, biquínis e sungas, está interessada em investir na cidade. A indústria, cujo nome ainda não foi revelado, manifestou interesse na proposta da prefeitura com base no programa Quissamã Empreendedor, que garante vantagens de infraestrutura e de redução de impostos para atrair empresas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Haroldo Cunha Carneiro, informou que representantes da prefeitura irão a São Paulo a fim de conhecer a empresa de perto. Para ser inserida no Quissamã Empreendedor, a fábrica está no processo de elaboração do plano de negócios que pretende realizar no município, cuja aprovação depende de exame da Comissão de Análise e Parecer do programa.

IMPOSTO

O secretário Haroldo Carneiro anuncia que a direção da empresa demonstrou grande interesse pelo baixo imposto exigido na proposta. “O Quissamã Empreendedor estabelece o ICMS de apenas 2%”. Armando ressaltou que a fábrica paga 19% de ICMS em seu local de origem. “O programa exige, em contrapartida, que a empresa contrate cerca de 80% de mão de obra local. Neste aspecto, vale destacar que a fábrica de confecção paulista já se propôs a promover o treinamento de mulheres cadastradas pelo Departamento de Trabalho e Renda e pelo Cras (Centro de Referência da Assistência Social)”, disse o secretário, comentando a parceria com a Secretaria de Ação Social no cadastramento da mão de obra.
O Polo de Confecções de Quissamã, com cerca de 60 funcionárias, está trabalhando, por enquanto, com duas empresas de confecções de Nova Friburgo e Macaé. Além destas, o município ainda apresenta uma fábrica local, especialista na confecção de uniformes, que funciona em outro espaço.

As duas fábricas do Polo são a Distak, onde 40 funcionárias confeccionam macacões para empresas off shore, e a Maria Letícia, que conta com 12 funcionárias e é especializada em moda íntima. “Esperamos chegar a 25 funcionárias o mais rápido possível”, disse o proprietário Walkir de Almeida.

 

Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.